(11) 2065-8200

“Como divulgar minha empresa na internet?” Essa é uma pergunta feita com frequência por empresários de todo o país, e a resposta para ela é muito mais simples do que parece. Aliás, quando algum empresário faz uma pesquisa a respeito encontra inúmeras dicas voltadas somente para a internet, mas você sabia que ainda é possível obter ótimos resultados se divulgando também fora dela?

Pois é… Em um mundo cada vez mais conectado, há quem ignore esse fato, mas nós sabemos que as ações off-line também garantem o sucesso de uma marca, então por que não misturar as duas estratégias na hora de deixar um negócio mais conhecido?

Veja, a seguir, algumas dicas de como divulgar seu negócio nesse contexto.

A resposta para a pergunta “como divulgar minha empresa na internet e fora dela?”

VIRE NOTÍCIA

Mas, claro: vire notícia de um jeito positivo, pois dessa forma muitos veículos acabarão falando de você voluntariamente.

E fazer isso é muito mais fácil do que parece, visto que o simples fato de fazer um trabalho bem feito já pode levar a esse resultado. Outras formas de alcançar esse objetivo: promova eventos que gerem curiosidade e realize ações sociais, dentro ou fora da empresa.

INVISTA EM PUBLICIDADE

Mesmo com veículos fazendo propaganda gratuita da sua empresa, é sempre válido fazer algum investimento para alcançar ainda mais pessoas, seja de maneira local ou não.

Faça uma breve pesquisa sobre jornais, revistas e rádios que podem falar da sua marca da forma que você deseja e quais são os formatos de anúncio que oferecem.

FAÇA PARCERIAS

Existem alguns tipos de parcerias que podem ser feitas quando o assunto é divulgar uma empresa fora da internet, especificamente.

Um deles, e talvez um dos mais simples, envolve basicamente o fato de um estabelecimento permitir que a empresa interessada deixe alguns folhetos em locais estratégicos em seu espaço, para que as pessoas possam pegá-los.

Outro, igualmente simples, está mais focado na indicação: uma empresa indica os serviços da outra para seus clientes sendo interessante, inclusive, que tais serviços sejam complementares. Por exemplo: você possui uma lavanderia e indica uma empresa de reparo de roupas, e vice-versa.

É importante que ambos sejam beneficiados de alguma forma.

DISTRIBUA AMOSTRAS

Você já deve ter visto notícias do tipo “Cola-Cola distribui refrigerantes na Avenida Paulista” e talvez não tenha entendido o motivo. Talvez tenha até mesmo achado um desperdício de dinheiro e produto.

Mas a verdade é que essa é uma outra forma de divulgar uma empresa/produto fora da internet: distribuindo amostras gratuitamente.

É claro que nem toda empresa trabalha com produtos que permitem fazer isso (marcas de celular, por exemplo), mas se a sua trabalha, aproveite!

PARTICIPE DE EVENTOS DO SETOR

Os eventos empresariais que ocorrem todos os anos possuem justamente a finalidade de divulgar empresas e suas novidades, por isso é tão importante que sua empresa também se faça presente neles.

O networking também é vasto nesse contexto, o que aumenta os benefícios de aproveitar a oportunidade de participação.

CRIE UM BLOG

É perfeitamente possível alcançar milhares de pessoas com ações off-line, porém nem por isso as ações voltadas ao meio digital devem ser ignoradas, e a criação de um blog é uma das mais simples nesse sentido.

Com ele sua empresa cria autoridade no mercado em que trabalha e, com um trabalho bem feito, consegue um grande público investindo praticamente nada. Sem contar o benefício de ser dona desse espaço, não ficando dependente de mudanças externas, como ocorre com as redes sociais.

CRIE CONTEÚDOS COMPARTILHÁVEIS

E por falar em redes sociais, e ainda falando de baixo custo, não deixe de estar presente naquelas que mais combinam com o seu negócio, criando conteúdos úteis que também sejam compartilháveis.

Dessa forma, com seus seguidores compartilhando, fazer com que mais pessoas conheçam sua marca se torna muito mais fácil, com um esforço bem menor.

CONSIDERE, TAMBÉM, INVESTIR NAS REDES SOCIAIS

E se sem investimento o resultado é bom, com investimento ele é ainda melhor!

Portanto separe, dentro do seu planejamento de marketing, uma quantia para impulsionar algumas postagens que fizer nas redes sociais, alcançando um número expressivo de pessoas que de fato componham seu público-alvo.

Afinal, na hora de fazer esse impulsionamento é possível escolher sexo, faixa etária e diversas outras características das pessoas a serem atingidas.

USE O GOOGLE A SEU FAVOR

O Google oferece diversas ferramentas para uma empresa se dar bem na internet, como o Google Meu Negócio e o Google Adwords, que permite anúncios através de palavras-chave específicas.

Sabe aqueles resultados que aparecem no topo da página quando você faz uma pesquisa sobre “hotéis em Salvador”, por exemplo? Eles estão ali justamente por que existiu um trabalho de marketing por trás, utilizando o Google Adwords.

E se você fizer um trabalho bem feito voltado para a sua empresa, ela também poderá estar no topo, aparecendo antes de qualquer concorrente.

USE TAMBÉM O EMAIL MARKETING

Muitas pessoas, mesmo profissionais do marketing, acreditam que o email marketing é uma ferramenta morta, mas a verdade é que ele ainda gera ótimos resultados e merece atenção.

Através dele você conversa com pessoas que de fato tiveram contato com sua marca e querem continuar a ter, tendo a oportunidade de divulgar para elas todas as notícias e novidades que forem importantes.

Não se trata especificamente de divulgar algo para atrair público, mas não deixa de ser uma grande divulgação, porém focada em quem você já atraiu.

Quais dessas dicas você deve trabalhar primeiro?

Cabe a você e seu departamento de marketing decidirem, juntos, quais dessas “armas” funcionam melhor considerando a realidade do negócio, mas se puderem fazer um mix de on e off-line, melhor. Assim a comunicação será ainda mais completa e abrangente.

Independente da escolha feita, porém, não deixe de lado um fator principal: o seu preço de venda!

Ele precisa ser calculado da forma correta, com base na realidade do SEU negócio, e não baseado em achismos ou na concorrência, caso contrário de nada irá adiantar se divulgar de diversas formas, pois o lucro não irá aparecer.

Essa informação pode ser desanimadora, mas acredite: a melhor saída é recalcular esse preço da forma correta o quanto antes, e isso pode ser feito através da Planilha de Formação e Administração de Preço de Venda, disponível para download gratuito aqui.

Baixe, preencha os campos solicitados e descubra se o preço praticado hoje em sua empresa condiz com seus demais números e custos.

Se tiver qualquer dúvida, nossa equipe está à disposição aqui.

  Fale no WhatsApp