Saber como administrar o dinheiro de uma pequena empresa é fundamental para empreendedores que buscam crescimento, mas como fazer isso?

A resposta para essa pergunta, ou ao menos a principal resposta que se pode dar, é simples: comece tendo em mente que essa administração não possui necessariamente nada de especial, e deve ser feita da mesma forma que seria se sua empresa fosse de grande porte.

Confira, no tópico abaixo, nossas principais dicas a respeito desse assunto e coloque-as em prática o quanto antes!

5 dicas de como administrar o dinheiro de uma pequena empresa

DICA 1: JAMAIS MISTURE O PESSOAL COM O PROFISSIONAL

Essa é uma das dicas mais conhecidas quando se trata do dinheiro envolvendo um negócio, porém é sempre válido repeti-la, pois muitas pessoas ainda não entendem sua importância.

Sua empresa jamais deve ser utilizada como “caixa” por você e seus sócios, pois isso dificulta imensamente a administração. E, da mesma forma que o dinheiro de dentro da empresa não deve ser usado para questões pessoais, o seu dinheiro e da sua família também não deve interferir no negócio.

DICA 2: ESTUDE O MÁXIMO QUE PUDER SOBRE FINANÇAS

Você sabe a diferença entre lucro e faturamento? E em relação a custos e despesas, será que existe alguma diferença?

Conhecer e entender todos os conceitos e termos financeiros também é importante para quem deseja saber como administrar o dinheiro de uma pequena empresa, tanto quanto entender os números em si.

DICA 3: SAIBA NEGOCIAR E COMPRAR

Mesmo que em sua empresa exista uma equipe ou pessoa focada apenas nas compras, é importante que você acompanhe de perto todos os processos ligados a elas, afinal dizem muito respeito ao seu dinheiro.

Os orçamentos recebidos, por exemplo, merecem muita atenção, sendo que é sempre válido saber negociar da forma correta para conseguir o melhor preço possível. Lembre-se, ainda, de avaliar cada linha do contrato de compra antes de assiná-lo.

DICA 4: RESPEITE O PRÓ-LABORE

O pró-labore nada mais é do que a remuneração mensal que você e seus sócios, caso os tenha, receberão. É algo a ser definido com atenção, pois representará o “salário” de vocês, devendo ser respeitado.

Ou seja: determine qual será esse valor e não tire nem um centavo a mais. Criar o costume dessa prática será fundamental para que a gestão financeira de sua empresa seja cada vez mais eficaz.

DICA 5: ACOMPANHE O DINHEIRO DE SUA EMPRESA

Ou, em outras palavras: crie e mantenha um bom controle financeiro em relação a tudo o que entra e sai do seu caixa, conseguindo identificar de onde vem e para onde vai cada centavo.

Afinal, um dos maiores erros de quem quer saber como administrar o dinheiro de uma pequena empresa é ignorar por completo os números, o que gera resultados que nenhum empreendedor gostaria de obter.

E é sobre eles que falamos abaixo.

Os resultados de uma má administração financeira em uma empresa

DÍVIDAS

Quem gere o dinheiro de forma errada não raramente se coloca em situações de dívida, sendo que uma costuma sempre levar à outra.

Ao parcelar as compras com o fornecedor, por exemplo, é de suma importância se certificar de que todas as parcelas serão pagas sem afetar o seu caixa.

CRESCIMENTO ESTAGNADO

Uma vez havendo dívidas, o dinheiro disponível na empresa precisa ser utilizado para pagá-las, afetando diretamente o crescimento programado.

EFEITO BOLA DE NEVE

E o pior quadro ocorre quando, não conseguindo administrar bem o caixa e as dívidas geradas, a empresa entra em uma verdadeira bola de neve com salários atrasados para os funcionários, pró-labore reduzido e etc.

Para evitar que isso ocorra com a SUA empresa, comece a administrar o dinheiro da mesma corretamente o quanto antes, por onde julgar mais fácil.

Nossa sugestão nesse sentido é que comece buscando conhecer pontos específicos que estão diretamente ligados ao financeiro, como o custo da contratação de funcionários e a elaboração do preço de venda de seus produtos ou serviços. E, para te ajudar, criamos planilhas específicas para o cálculo de cada um desses pontos, que podem ser baixadas gratuitamente nos links abaixo:

PLANILHA DE FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

PLANILHA DE CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO

PLANILHA DE CUSTO DE CONTRATAÇÃO

Se ficar com qualquer dúvida sobre as planilhas ou mesmo sobre como administrar o dinheiro de uma pequena empresa, entre em contato e converse com nossa equipe.

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