Fale no WhatsApp
(11) 2065-8200

É muito difícil encontrar um empreendedor que não tenha parado ao menos uma vez para se fazer a seguinte pergunta: “como fazer minha empresa crescer?”

A boa notícia é que a resposta é muito mais simples do que parece: basta seguir os passos certos e esse crescimento acontecerá naturalmente, e são esses os passos que apresentaremos logo mais no decorrer desse conteúdo.

Outra boa notícia é que não existe necessariamente um momento certo para começar a pensar em crescer. Muito pelo contrário: o tempo todo é possível aplicar os passos que mencionaremos, sendo primordial apenas nunca deixar de pensar grande e jamais esquecer onde se quer chegar.

Mas, antes de mais nada…

Vale a pena ressaltar, também, que o crescimento real só será possível se desde o começo do seu empreendimento você focar em 3 pontos, sendo eles:

TRABALHAR COM O QUE GOSTA

Sabemos que para muitas pessoas nem sempre isso é possível, porém essa é chave para conseguir crescer com o passar do tempo.

Afinal, se o negócio está ligado a algo que realmente te encanta, o esforço para vê-lo crescer se torna natural.

ESTUDE A VIABILIDADE DO NEGÓCIO QUE ESCOLHEU

Por outro lado, de nada adianta trabalhar com algo que você ama, se não houver mercado para atuar.

É primordial que, assim que escolhido seu nicho, você estude a viabilidade do mesmo: é algo que o público realmente deseja ou precisa? Há muita concorrência por perto?

Essas e outras questões devem ser respondidas.

ENTENDA QUE DINHEIRO NÃO É NECESSARIAMENTE IMPORTANTE

Claro que para abrir uma empresa e colocá-la para funcionar é preciso ter dinheiro, mas no que diz respeito ao crescimento, não é preciso separar quantias e mais quantias, muito menos quando se está começando o empreendimento.

Há muitas formas de fazer uma empresa crescer usando criatividade e os recursos que já existem, como pode ser conferido no tópico abaixo.

Encontrando a resposta para a pergunta “como fazer minha empresa crescer?”

TENHA UM BOM DIFERENCIAL

O crescimento de uma empresa está diretamente ligado também ao que ela faz e oferece como produto ou serviço. E se não há nada de diferente nessa atividade, certamente as pessoas poderão comprar da concorrência sem pensar duas vezes, dificultando que seu negócio cresça.

Para evitar esse contexto, insira ao menos um bom diferencial no que você faz.

ENTENDA QUE O PLANO DE NEGÓCIOS É FUNDAMENTAL

E quem realmente quer a resposta para a pergunta “como fazer minha empresa crescer?” existe uma outra dica tão importante quanto as demais: dar o devido valor ao plano de negócios.

Muitos empreendedores o ignoram, mas é através desse documento, quando o mesmo é bem feito, que é possível entender o negócio em seus mínimos detalhes, incluindo as estratégias que serão utilizadas também em relação ao crescimento.

BUSQUE ENTENDER O MÁXIMO POSSÍVEL SEUS CLIENTES

O que os seus clientes gostam de fazer e consumir? O que eles de fato esperam da sua marca?

Responder a essas perguntas certamente te ajudará a vender mais e, consequentemente, crescer. Mas atenção: as mesmas devem ser respondidas, se possível, dentro do plano de negócios, afinal é ali que você deverá informar qual é o público-alvo que irá atender e todas as informações sobre ele.

MANTENHA UM BOM RELACIONAMENTO COM TODOS

Um bom relacionamento gera 3 coisas que ajuda qualquer empresa a crescer: fidelização, indicações e a famosa propaganda boca a boca.

Ao se relacionar bem com seus clientes, por exemplo, os mesmos certamente falarão bem de sua empresa para outras pessoas, e o mesmo ocorre em relação aos fornecedores: quando souberem de alguém que precisa de um produto ou serviço igual ao que você fornece, certamente irão indicar o seu negócio.

Mas lembre-se: esse bom relacionamento deve ser com literalmente TODOS, incluindo com seus funcionários, para que os mesmos também se sintam motivados a gerar resultados cada vez melhores.

NÃO DEIXE DE DIVULGAR

E, claro: divulgar sua marca também faz parte do processo de crescimento, e não é uma iniciativa que demande grandes investimentos.

As redes sociais, por sinal, são um ótimo exemplo de que é possível deixar uma empresa visível sem ter que necessariamente investir centenas de reais.

Por fim…

A nossa última dica para que sua empresa de fato chegue ao crescimento que você espera é: sempre tenha um bom controle financeiro!

De pouco ou nada irá adiantar colocar as demais dicas em andamento se você não souber quanto entra e sai do seu caixa, por exemplo. E, por falar em caixa e controle financeiro: você sabe se o preço de venda que pratica de fato é o ideal?

Para descobrir a resposta, baixe gratuitamente nossa Planilha de Formação e Administração de Preço de Venda clicando aqui, e se ficar com qualquer dúvida basta conversar com a nossa equipe.