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Uma das melhores formas de fazer uma empresa crescer é saber como calcular metas de vendas, pois só através desse cálculo e de outros fatores o crescimento em si será sólido. Porém, para muitos empresários essa ainda é uma tarefa muito difícil, e o objetivo desse artigo é ajudar a torná-la mais fácil.

Continue a leitura para saber mais.

A importância de trabalhar com metas

Para o dono da empresa, trabalhar com metas significa ter um meio para vender cada vez mais. Já para os colaboradores da equipe de vendas, esse trabalho pode representar a possibilidade de um ganho maior.

Nenhum desses pontos está necessariamente errado, porém a importância de trabalhar com metas vai muito além, e diz respeito à empresa como um todo: elas são o caminho para se chegar a qualquer objetivo. E, uma vez que ele é alcançado, todos se beneficiam.

Note, inclusive, que isso diz respeito a todos os setores do seu empreendimento, e não só à área de vendas:

  • Se as metas de produção são atingidas, é bom para todos;
  • Se as metas do marketing são atingidas, é bom para todos;
  • E, claro, se as metas de vendas são atingidas, é igualmente bom para todos.

Uma área influencia a outra, e independente de tais metas serem individuais ou coletivas, vale a pena utilizá-las.

Como calcular metas de vendas para sua empresa

Um grande problema nessa tarefa, porém, pode ser conseguir chegar a um número exato para representar a meta a ser alcançada.

Bem… Isso varia muito de negócio para negócio, e o cálculo em si não é necessariamente o mesmo para todas as empresas, não sendo simples entender de forma exata como ele deve ser feito sem considerar alguns fatores.

Pensando nisso, abaixo mostramos como calcular metas de vendas tendo como ponto de partida justamente tais valores.

Confira as dicas:

TENHA UM OBJETIVO

Como mencionado anteriormente, as metas são o caminho para chegar a um objetivo. Logo, se não há um objetivo claro a ser alcançado, não há sentido em querer determinar o número de vendas que devem ser feitas.

Você deseja crescer 100% em um ano? Quer que a cada mês as vendas aumentem em pelo menos 10%? Defina de forma clara esse objetivo, para então começar a trabalhar.

LEVE EM CONTA O QUANTO IRÁ GASTAR COM COMISSÃO

É praticamente impossível falar de como calcular as metas de vendas sem falar das comissões, pois elas fazem parte do processo, sendo parte essencial da motivação da sua equipe de vendedores.

E se elas fazem parte de cada venda, nada mais sensato do que incluí-las no cálculo. Por exemplo: chegou-se à conclusão de que a meta é vender R$30.000,00. Mas quanto desse valor representa o pagamento de comissão?

CONSIDERE TAMBÉM OUTROS ESTÍMULOS

Assim como as comissões, outros estímulos devem ser igualmente contabilizados, como os prêmios caso as metas sejam alcançadas, a exemplo de almoço, happy hour e até mesmo viagens.

Lembrando: o número resultante do cálculo deve ser suficiente para cobrir esses estímulos e comissões além, é claro, do investimento feito em marketing, por exemplo.

ANALISE OS DADOS DE VENDA QUE VOCÊ JÁ TEM

Se sua empresa não acabou de ser aberta, provavelmente ela já possui dados de vendas anteriores, que serão grandes aliados na hora de definir novas metas.

Analise todo esse histórico para, assim, conseguir determinar quais metas devem ser utilizadas para chegar ao objetivo definido. Não se esqueça, também, de documentar as vendas realizadas com base nessas metas, pois as mesmas também servirão de base para os próximos cálculos, e assim por diante.

CONHEÇA SUAS OPORTUNIDADES

E, por fim: tenha conhecimento do número médio de oportunidades que são geradas por mês em sua empresa. Afinal, de nada adianta querer vender 50 vezes mais, se o número de leads alcançado está estagnado.

Nesse contexto, sempre que desejar aumentar a meta, busque também aumentar as oportunidades, dando à sua equipe a chance real de conseguir mais vendas.

O preço de venda é fundamental nesse processo

Seguindo todas essas dicas ficará mais fácil saber como calcular metas de vendas para sua empresa, sem que sua equipe se sinta frustrada e sem que seu financeiro seja afetado.

E, por falar em financeiro, não podemos deixar de dar uma última dica para que cada venda de fato seja comemorada: trabalhe com um preço bem calculado, que de fato faça sentido para o seu negócio e para o seu público, ao invés de se basear na concorrência ou no “achismo”.

Sabemos que chegar a esse preço é uma tarefa difícil para muitos empreendedores, e se esse é o seu caso, não se preocupe: baixe gratuitamente nossa Planilha de Formação e Administração de Preço de Venda e conseguirá chegar ao valor ideal.

Se ficar com dúvidas, nossa equipe está à sua disposição para ajudar, é só clicar aqui.