Fale no WhatsApp
(11) 2065-8200

Manter a organização diante da rotina agitada que todos nós temos é um desafio para qualquer pessoa, mas para o empreendedor é uma tarefa ainda mais difícil.

Afinal, como equilibrar o trabalho diário em sua empresa, com a atenção exigida pela família e outras atividades pessoais, sem deixar a eficiência de lado ou perder o jantar com a família?

A resposta está em adotar um dos muitos softwares financeiros de gestão. Ele vai permitir otimizar seu tempo, deixando espaço, para o que realmente importa: cuidar do crescimento de sua empresa, sem abrir mão das pessoas e acontecimentos especiais de sua vida.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais. Sua agenda vai agradecer por isso!

O que são softwares de gestão, afinal?

De modo simples, chamamos de softwares de gestão os programas de  computador desenvolvidos, para ajudar a cuidar das atividades organizacionais.

Automatizando ao máximo os processos, esses softwares permitem, entre outras facilidades, eliminar trabalhos repetitivos, minimizar falhas, agilizar processos, etc.

Eles podem ser:

ERP – Enterprise Resource Planning

Esse é o mais comum entre os softwares financeiros de gestão. Podemos defini-lo como sendo a evolução da planilha em excel, pois é muito usado para fazer controle financeiro, fiscal e até contábil, permitindo, em alguns casos, agregar dados sobre pagamento de despesas ou recebimento de valores, por exemplo.

Os softwares financeiros de gestão permitem que os acessos sejam concedidos mediante a necessidade de cada setor, evitando que informações confidenciais sejam acessadas por pessoas que não têm a devida autorização para isso.

Outra possibilidade importante do software é que ele se adequa às necessidades do negócio, atendendo às necessidades específicas de cada um.

CRM – Customer Relationship Management

Este tipo de software de gestão foi concebido para oferecer cuidados com a base de clientes, reunindo dados que estão espalhados em planilhas, cartões e outras fontes que não permitem acesso fácil no momento de definir estratégias de negócio.

Eles também existem para rotinas jurídicas, financeiras e outros setores da organização, mas o objetivo é sempre focar nas interações com clientes, aprimorando o relacionamento com os clientes, quantificando e qualificando ao máximo cada cliente que está em contato com seus vendedores.

Com esse sistema, eles têm, por exemplo, o cadastro de cada cliente com o valor da venda que aquela negociação pode trazer para a empresa. Esse dado pode ser muito interessante, para prever quanto você pode faturar no mês seguinte.

Principais benefícios dos softwares de gestão

Os softwares de gestão oferecem múltiplos benefícios ao empresário, que consegue manter maior organização dos negócios. Ainda que cada ferramenta ofereça recursos próprios, todas elas compartilham benefícios comuns – acompanhe os principais.

1. Integração de informações

Eis o primeiro grande benefício: reunir todas as informações, antes espalhadas em computadores e papéis variados, com acesso exclusivo das pessoas que criavam esses documentos.

Ao reunir dados de todos os setores da empresa, como financeiro, compras ou marketing, o gestor tem uma visão global do negócio, otimizando o processo de levantamento de informações e baseando as decisões em dados concretos.

2. Possibilidade de delegar tarefas

Sendo proprietário de uma empresa, muitas tarefas acabam sendo de sua responsabilidade. Com o uso de softwares de gestão, você pode delegar algumas funções a colaboradores que considera preparados para a tarefa.

Além disso, pode acompanhar em tempo real cada atividade, podendo orientar e corrigir, quando necessário.

3. Maior agilidade e qualidade nos processos

Com o uso de softwares de gestão, todos os interessados em determinado documento podem acessá-lo e alimentá-lo, mantendo-o sempre atualizado e disponível para visualização dos interessados.

Além de evitar erros, comuns em processos manuais, a tecnologia permite automatizar processos, tornando-os mais ágeis e confiáveis. Você pode, por exemplo, ter o controle de recebimento de faturas, processo que pode ser feito automaticamente, tão logo seja identificado o pagamento da fatura no sistema.

Outro ponto dos softwares de gestão que merece destaque é a padronização de processos, que representa um dos fatores essenciais para a qualidade de produtos e serviços.

4. Otimização de tempo

Ao eliminar tarefas repetitivas e delegar atividades a outras pessoas da equipe, o gestor economiza um tempo precioso, que pode ser dedicado a questões mais estratégicas do negócio e, ainda, a atividades variadas como estudo, maior atenção à família, prática de esportes, etc.

5. Melhoria da comunicação interna e com clientes

Permitindo que todas as pessoas interessadas tenham acesso aos dados armazenados no software de gestão, ocorre uma sensível melhora na comunicação das equipes internas, gerando maior eficiência, transparência e agilidade.

Além disso, as soluções tecnológicas tornam a comunicação entre empresa e clientes muito mais ágil e produtiva, permitindo aperfeiçoar produtos e serviços.

6. Geração de insights para o crescimento organizacional

Com tantas informações sendo geradas, por meio de múltiplos canais, as empresas precisam armazená-las, mas também organizá-las, usando esse rico acervo de dados para obter insights que levem à inovação e evolução do negócio.

Dados atualizados e de fácil acesso contribuem na tomada de decisões assertivas, de forma mais ágil e estratégica!

7. Aumento de produtividade

Com informações interligadas e disponíveis de modo rápido e ágil a todos os setores da companhia, os colaboradores economizam tempo e conseguem ser muito mais produtivos e eficientes.

Agora que você já sabe os principais benefícios de softwares de gestão, que tal obter mais informações para tornar seu negócio mais eficiente e rentável em nosso blog? Para começar, sugerimos:

5 dicas de como montar um treinamento de vendas