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Quem gerencia um negócio sabe que precisa ter cuidado em inúmeros processos, incluindo o de demissão. Aliás, se você chegou até aqui é por que não sabe exatamente o que falar para demitir um funcionário, e eis uma verdade: é possível, e recomendado, que muitas coisas sejam ditas, e é sobre elas que falaremos nesse artigo.

Continue a leitura para entender melhor, se preparar e tornar qualquer demissão menos dolorosa, seja para você ou para o colaborador envolvido.

O que falar para demitir um funcionário

FALE O QUE PRECISA SER DITO

Ou, em outras palavras: não fique com rodeios.

Se o funcionário precisa ser desligado da empresa, vá direto ao ponto e diga isso a ele. Quanto mais enrolar, mais desconfortável será para ambos.

FALE A VERDADE

Na hora de escolher o que falar para demitir um funcionário é importante, ainda, que você opte pela verdade e não fique inventando desculpas para que ele se sinta menos mal.

O rendimento está abaixo do esperado? É preciso fazer cortes?

Não importa qual seja o real motivo: com cordialidade, exponha o que te levou a essa decisão.

FALA SOBRE AS QUALIDADES DO FUNCIONÁRIO

Agradeça pelo serviço prestado até então, e ressalte as qualidades do colaborador, independente do motivo da demissão.

Por mais que para você, num primeiro momento, ele tenha feito algo errado, por exemplo, sempre há pontos que podem ser elogiados. Isso gera motivação, evitando que surja o desânimo em buscar uma recolocação no mercado.

Importante: jamais faça comparações em relação a outros colaboradores, pois isso sempre estará diminuindo alguém!

FALE QUE A EMPRESA ESTARÁ SEMPRE DE PORTAS ABERTAS

E entre as coisas que uma pessoa mais deseja ouvir ao ser demitida, está a frase afirmando que a empresa estará sempre de portas abertas para o que ela precisar.

Isso não significa necessariamente uma promessa de um emprego no futuro, embora isso possa ser possível. Significa, entre outras coisas, que se for necessário pegar uma carta de recomendação ou mesmo fazer uma visita para uma conversa importante com alguém, o funcionário continuará sendo bem-vindo.

Lembrando que não é de bom tom dizer isso apenas da boca para fora: se for dito, as portas precisam realmente ficar abertas para o que for preciso.

Outros cuidados na hora de demitir alguém

Você já sabe o que falar para demitir um funcionário, mas e em relação ao processo em si, como será colocado em prática?

Bem… Muitos gestores pecam nessa hora, por isso seguem mais 3 dicas para você seguir:

ESCOLHA DIAS ESTRATÉGICOS PARA A DEMISSÃO

Essa escolha deve ser cuidadosa por dois motivos: para evitar fofocas e comentários, e para não ter na empresa alguém trabalhando sem ânimo, contra a vontade. Afinal, quem é que gostaria de ficar dias desempenhando suas tarefas após ser mandado embora, não é mesmo?

Sexta-feira, via de regra, é um dia que atende bem esses dois pontos, mas vale a pena analisar caso a caso.

NÃO DESIGNE TERCEIROS PARA ESSA MISSÃO

O ideal é que o gestor da empresa ou o líder da equipe da qual o funcionário faz parte cuide da conversa sobre a demissão.

Trata-se de um momento pelo qual praticamente ninguém deseja passar, e ter esse cuidado fará toda a diferença, tenha certeza!

NÃO FAÇA O ANÚNCIO DE FORMA FRIA

Isso inclui falar as coisas certas, como mencionado anteriormente, e mostrar empatia.

Também inclui NUNCA fazer o comunicado por email ou mesmo por mensagens por Skype, por exemplo.

Antes disso, porém…

Reflita se a demissão de fato é necessária, ou se há formas de investir no funcionário para que ele possa continuar na empresa.

Um treinamento extra ou mudança de equipe, levando-o para atividades que de fato combinem com seu perfil, já podem surtir bons efeitos, evitando os custos com uma nova contratação.

Caso seja inevitável, tenha conhecimento do quanto terá que investir, o que pode ser descoberto através da Planilha de Custo de Contratação, disponível para download gratuito nesse link.

Baixe o material, preencha os campos solicitados e em poucos minutos saberá o quanto cada colaborador representa para sua empresa!

Se ficar com dúvidas, converse com a nossa equipe.