Oferecer descontos para o consumidor final pode ser uma excelente maneira de atrair novos clientes, fidelizar os que já existem e ainda vender outros produtos ou serviços correlatos àquele que está em promoção. Otimizando o uso desta iniciativa, você pode ampliar os seus negócios, obter mais lucro e ainda deixar o seu cliente muito mais feliz.

Separamos alguns itens importantes que devem ser observados pelo empreendedor ao criar uma ação promocional, a fim de desenvolver promoções mais lucrativas.

Confira abaixo.

7 Dicas para criar a promoção perfeita

1- Tenha em mente qual é o objetivo da promoção

A concessão de descontos e outros tipos de promoções podem ter diversos objetivos, como divulgar produtos, atrair novos clientes, fidelizar os antigos, queimar o estoque da estação anterior, entre outros. 

No caso do lançamento de um produto específico, por exemplo, a promoção de itens correlatos pode atrair clientes para a loja, e assim funcionar como uma propaganda barata, uma espécie de chamariz para o item em destaque. Por isso, tenha em mente qual é o objetivo da sua campanha promocional, e não o perca de vista durante todo o processo mercadológico.

2- Utilize a promoção para criar uma lista de emails

Uma tática muito eficiente é condicionar a participação do cliente na promoção a um prévio cadastro de seus dados para a criação de uma lista de emails, o que pode acontecer de forma manual ou eletrônica.

Essa ferramenta é excelente, pois possibilita ao empreendedor coletar os dados dos seus clientes a fim estabelecer um canal de comunicação. De posse do e-mail, telefone e data de aniversário do consumidor, por exemplo, é possível encaminhar informativos, estimular a venda de novos produtos e trabalhar para que o cliente tenha uma lembrança positiva da sua marca.

Do ponto de vista de custo e da lucratividade, quando uma empresa tem uma estratégia de geração de lista de emails, não tem o custo alto de anunciar para trazer os clientes, pois a única despesa que ela tem é com ferramenta de email marketing, que tem uma mensalidade fixa e permite ela mandar mensagens para milhares de pessoas

3- Premie o cliente que compra mais

Uma excelente estratégia é premiar o cliente que compra em grande volume, compra com alta frequência ou compra produtos de valores mais elevados. É uma forma de fidelizar o consumidor e mostrar o quanto ele é especial, recompensando a preferência. 

Além disso, você pode oferecer formas facilitadas de pagamento para volumes maiores de compras, sejam elas realizadas em meio físico ou virtual.

4- Escolha os produtos que entrarão em oferta

Segundo especialistas em marketing, o ideal é dividir seus produtos em duas categorias: os mais vendáveis (que possuem baixo custo e maior saída), e os mais rentáveis (aqueles menos vendidos, mas que proporcionam uma margem maior de lucro). 

Geralmente a tática consiste em colocar em promoção os itens mais vendáveis, e isso naturalmente aumentará o fluxo de clientes circulando pela loja, o que ocasionará uma ampliação das vendas de todos os itens, inclusive os mais rentáveis. Um ótimo período para a realização desse tipo de promoção é a época de troca de estação, por exemplo, pois a oferta serve tanto para queimar o estoque anterior, como para apresentar ao consumidor os produtos que estão sendo lançados para o período seguinte.

Mas lembre-se: não é uma boa idéia colocar em promoção os produtos que estão em lançamento, pois, uma vez que o consumidor paga mais barato por esse produto, tende a não aceitar preços maiores num segundo momento, o que pode comprometer as vendas daquele item.

5- Qual deve ser o valor do desconto?

Primeiro, tenha em mente o objetivo da ação promocional, de acordo com a situação financeira da sua empresa. Esta promoção está visando apenas fidelizar os clientes, gerar lucro para alguma finalidade específica ou aumentar o capital de giro?

Definido isso, podemos atribuir o desconto ideal para cada item, de maneira racional e responsável, sem perder de vista o lucro. É importante ressaltar que algumas ações promocionais têm um resultado de médio a longo prazo, como é o caso de promoções de degustação e apresentação de novos cardápios, visto que o cliente pode levar algum tempo para aceitar e aprovar o novo produto. 

Por isso, é essencial estar atento e verificar se o tipo de ação que está sendo desenvolvida atende os objetivos do seu negócio, que devem sempre estar atrelados ao aumento do lucro.

6- Coloque data de início e final

Toda ação promocional deve ter data para começar e data para terminar, isso é essencial para garantir que você conseguirá cumprir a oferta, por exemplo, evitando que acabem os estoques, e também para que o consumidor não passe a ver os valores mais baixos como preço fixo, o que pode desvalorizar o seu produto.

Outro ponto importante de ter uma data limite é a análise do retorno de promoção em diversos aspectos, como número de participantes, numero de produtos vendidos, receita gerada, lucro obtido, etc. Todas essas informações devem ser analisadas com base no que foi projetado, e no que foi de fato realizado.

7- Divulgar a promoção de forma clara e ostensiva

Os dois principais benefícios de divulgar de forma clara a promoção são:

1- estar de acordo com O Código de Defesa do Consumidor tem essa exigência

2- evitar reclamações e confusões entre clientes e vendedores

Crie um regulamento com as condições da oferta, mesmo que de forma sucinta. É importante que, em todas as comunicações da promoção, estejam claras informações como a data de início e fim, condições de validade (até determinada data ou até quando durarem os estoques), informações sobre o resgate do prêmio, número de peças promocionais que cada cliente pode adquirir, entre outras informações importantes. 

Na dúvida, consulte um advogado ou uma consultoria jurídica para evitar problemas. Lembre-se que a promoção deve gerar uma imagem positiva da sua empresa, e não o contrário. 

Tem dúvidas sobre os preços que devem ser trabalhados antes e depois da promoção? Solicite nossa Planilha de Preço de Venda e obtenha a ajuda que precisa para esse cálculo.

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