Montar um treinamento de vendas não é algo necessariamente simples. Aliás, se pensarmos bem, todo tipo de treinamento exige dedicação para ser criado, e no contexto que trouxemos não seria diferente.

Mas, aqui vai a boa notícia:

Embora precise existir dedicação, não se trata de algo de outro mundo. É só cuidar dos pontos certos e o processo se tornará muito mais fácil.

E isso pode ser feito através das 5 dicas que separamos abaixo, confira!

Dicas de como montar um treinamento de vendas

TENHA CERTEZA DE QUE ELE REALMENTE PRECISA EXISTIR

Sim, treinamentos de vendas são importantes, mas será que esse que você está planejando de fato precisa existir AGORA, ou pode esperar mais um pouco?

Lembre-se que treinar colaboradores demanda tempo e disposição de todos, e é muito importante levar isso em consideração.

Mas, tendo a certeza de que ele precisa ser feito, é hora de definir outra questão: o objetivo desse treinamento e o que a equipe precisa aprender no momento.

Houve queda de vendas em algum produto?

A empresa está lançando algo novo e a equipe precisa entender como deverá ser vendido?

São inúmeras as necessidades que podem estar diante de você, e é preciso definir qual delas será atendida primeiro.

DEFINA QUAL FORMATO ESSE TREINAMENTO DEVERÁ TER

Treinamentos de vendas não precisam ter formatos “chatos”, porém devem de fato passar a mensagem e o aprendizado que precisam ser passados, por isso escolha bem como ele irá sair do papel.

Pode ser no formato de uma superpalestra, aulas ministradas na própria empresa, um misto de prático com teórico repleto de dinâmicas… Veja novamente qual é a necessidade atual da empresa, pois ela ajudará nessa escolha.

DÊ ATENÇÃO ESPECIAL AOS NOVOS VENDEDORES

Na hora de montar um treinamento de vendas, leve em consideração também para quem ele é direcionado.

É claro que é válida a participação de todos os envolvidos em cada venda da empresa, porém, dependendo do “nível” do que será passado, talvez não seja a hora de incluir novos vendedores.

No caso desses colaboradores, o ideal é primeiro envolvê-los com os processos da empresa e com as tarefas que irão executar, para depois partir para algo mais avançado. Caso queira inseri-los no treinamento que está montando, não há problemas: apenas lembre-se que não cobrá-los antes da hora.

DETERMINE COMO IRÁ ACOMPANHAR OS RESULTADOS

Todo treinamento deve ter um objetivo, como mencionamos no começo, e deve ser criado de modo a gerar resultados.

Sendo assim, além de pensar na montagem em si, você também precisa estipular a forma como esses resultados serão acompanhados, caso contrário todo o seu trabalho será em vão.

Aqui vale acompanhar as boas e velhas métricas de vendas, para analisar seu desempenho, e também observar dia a dia o comportamento dos participantes, de modo a entender se de fato absorveram o que precisava ser absorvido durante o evento.

APOSTE NA MOTIVAÇÃO O TEMPO TODO

Independente de conseguir montar um bom treinamento de vendas logo de início ou não, vale a pena manter toda a sua equipe de vendas constantemente motivada, bem como buscar oferecer melhorias o tempo todo.

Afinal, durante um treinamento é fácil motivar e mostrar onde se precisa chegar, mas e depois? Quais estímulos cada funcionário tem para querer trilhar o caminho pedido?

Ofereça prêmios, mostre cases de sucesso atuais, elogie abertamente as pessoas que mais se destacaram no mês, mostre que está do lado dos demais para que também cheguem a receber esse destaque… Podem parecer atitudes simples, mas possuem um grande peso!

E por falar em vendas…

Além de saber como montar um treinamento de vendas, que tal aprender também como montar uma equipe de vendas de sucesso?

Temos um artigo especial sobre o assunto, e você pode fazer a leitura clicando aqui.

Para finalizar, lembre-se que é impossível falar de vendas sem falar de preço e do seu cálculo correto, e se você tem dúvidas sobre esse assunto, ou até mesmo sente insegurança sobre os preços praticados em sua empresa, aqui vai mais um convite: baixe a Planilha de Formação e Administração de Preço de Venda.

O download, gratuito, pode ser feito aqui. E se você tiver qualquer dúvida sobre o preenchimento, é só falar com a nossa equipe aqui.

Agora, sim: você tem em mãos os conteúdos que precisa para melhorar suas vendas, aproveite!

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